sexta-feira, julho 27, 2007

Saiu no blog do Jorge Antônio Barros

Pela liberdade de expressão

Cartum do Pan é criminalizado

Não sei por que, mas está me cheirando à ameaça à liberdade de expressão o indiciamento do artista gráfico Carlos Latuff, autor do cartum com a mascote do Pan, o Cauê, armado de fuzil perto de um caveirão. Ele foi autuado por violação de direitos autorais na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) porque a marca é patenteada pelo Comitê Organizador do Pan (Co-Rio). Só que a própria polícia reconhece que a divulgação da charge não teve sequer fins lucrativos. Então quer dizer que não se pode mais fazer charges com imagens privadas? E aquela brilhante charge com o logotipo do maior banco brasileiro, que vira um turbante da Al-Qaeda com os aviões sobrevoando as duas torres? Que eu saiba o chargista foi até premiado no Salão de Humor de Piracicaba.


E o que vai ser dos chargistas políticos, por exemplo? Terão que pedir autorização ao Palácio do Planato para fazer piadas? Desse jeito, corremos o risco de virar uma república talibã.


Eu reprovei aqui a pichação com o Cauê armado porque, além de tudo, foi um ato de vandalismo. Mas a charge do Latuff, não. É arte mesmo. Mesmo que não se goste dela.