terça-feira, dezembro 26, 2006

O texto de que falei no Plebeu

Em primeira mão para vcs amiguinhos.
 

Esporte é cultura

Essa disputa por dinheiro entre o pessoal do cinema (desculpem! Cultura) e o do esporte. Apesar da minha implicância com esportes amadores (parêntesis enorme e injustificado para uma disgressão, isso deve violar todas as normas do bom texto, mas enfim: pra mim futebol não é esporte. Esporte é aquilo definido pela frase do Coubertin "o importante é competir" - e agora, a título de ilustração, tente imaginar esse worst case cenario: você trabalha na embaixada da Argentina e seu time é eliminado pelo Boca Juniors na Libertadores. Tente se ver usando a tal frase para se defender do assédio de praticamente todos os funcionários e entenda imediatamente o meu raciocínio), como ia dizendo, apesar da minha implicância com os esportes amadores, acho que a grana deve ir para eles.

Pelo seguinte: esporte é cultura. Através do meu interesse por futebol aprendi mais sobre história, geografia e economia mundial do que vendo, por exemplo, "Orfeu", que não só me ensinou que os pobres encenam musicais na favela (falso, chequei depois a informação) como também me fez desenvolver síndrome de déficit de atenção durante a projeção. Sorte que fiquei curado depois.

Sou do meu próprio jeito um amador nas atividades que exerço: desenho, escrita e GTA Miami, acho legal essa democracia aplicada às atividades esportivas. Mas nelas o amadorismo exagerado pode ser controlado pelo técnico, que estabelece um limite para o desapego de seus atletas ao talento. Ao passo que na área de cultura tem muito cineasta de várzea filmando, muito diretor de teatro pereba em ação. Substituição já! Eêêê seu Gilberto Gil, seu Gilberto Gil, BURRO!!

Sei que às vezes colhemos marcas vergonhosas no esporte também, mas a média tem sido bem melhor que a da cultura. Tanto um quanto a outra são ignorados pelo público, e é por isso que os dois ficam mendigando, mas o esporte pelo menos tem a Olimpíada, evento quadrienal sarapa em que milhões ao redor do globo fingem que se importam.

Seria pelo favorecimento da cultura nos anos 70, quando era mais engajada em temas de interesse, com obras de conteúdo revolucionário como "A superfêmea" e "A Ilha das Cangaceiras Virgens". Hoje parece empenhada em me convencer que o Selton Melo é o novo Welles e que . E argumento definitivo: no esporte tem aquelas sainhas e shortinhos que as minas usam. Yes!

 Arnaldo Branco